A fumigação é o método mais comumente usado para controle e eliminação de pragas. Envolve o uso de pesticidas ou retardadores de pragas na forma gasosa, conhecidos como fumigantes, para envenenar pragas em uma área residencial, complexo comercial ou espaço público que foi infestado.

A fumigação também é usada na agricultura ou na produção de grãos para evitar que o solo seja infectado ou durante a importação e exportação de mercadorias para se livrar de insetos, vermes e organismos que podem ser transportados de um lugar para outro.

Embora o uso excessivo de produtos químicos em qualquer forma deva ser evitado porque pode prejudicar a vida humana ou edifícios estruturais, o processo não é totalmente eficaz na eliminação de pragas, apenas evita que as pragas voltem a aparecer na mesma área.

O processo de fumigação geralmente é feito em fases. Numa primeira fase, toda a área que necessita de fumigação é vedada ou coberta. Em seguida, a área é fumigada, ou seja, os produtos químicos são liberados no espaço coberto que pode ser uma casa, um escritório, um armazém ou complexo de armazenamento, adega subterrânea, contêineres de navio de carga, etc.

Na terceira fase, o fumigante tem tempo para preencher completamente o espaço fechado e matar a própria praga (escarificadores, cupins) ou infestações de pragas (ovos, larvas). Finalmente, a área é ventilada com ar fresco e luz solar para que nenhum traço do produto químico ou gás seja deixado para trás.

Uma vez que esse processo seja concluído e uma inspeção completa, a área seja certificada como ‘livre de pragas’.

Até o Protocolo de Montreal, um tratado internacional assinado no final dos anos 1980 para proteger a camada de ozônio da atmosfera do esgotamento, o uso aleatório de muitos produtos químicos era generalizado. O fumigante amplamente utilizado na época era o brometo de metila; sua produção e uso foram restringidos posteriormente.

Em termos gerais, os métodos de fumigação podem ser categorizados em superfície e subsuperfície. Os tratamentos de superfície referem-se à fumigação feita em áreas de superfície expostas. Sub-superfície refere-se a tratamentos onde gases ou produtos químicos têm que ser aplicados em espaços como solo, contêineres de carga e tanques de armazenamento, etc.

Os métodos de fumigação de subsuperfície são:

Os métodos adotados para a fumigação de superfície dependem muito da situação, circunstância e natureza da praga e do pesticida.

Para as residências, é usado o ‘Método Tenting’, onde uma tenda de borracha é colocada para vedar a área. Em estruturas maiores, como edifícios inteiros, outras opções que levam em consideração o tamanho do edifício e a infestação entram em jogo.

A fumigação deve ser feita de maneira extremamente não perigosa e a agência ou operador que realiza o processo deve ser uma autoridade certificada com conhecimento dos produtos químicos e como eles podem ser usados ​​para garantir a máxima segurança à vida e à propriedade.

A área de conhecimento compreende a proporção de fumigante a ser utilizada em relação à área, tipo de fumigante, tempo de duração da fumigação e ventilação completa pós-fumigação.

Muitas empresas de controle de pragas e serviços de pragas colocam grande ênfase em definir e seguir métodos ecológicos de controle de pragas e fumigação que não prejudiquem ou coloquem em risco o meio ambiente de nenhuma forma. Práticas mais novas e avançadas de controle de pragas seguem o método de Manejo Integrado de Pragas (IPM), que se concentra em três princípios padrão.

É responsabilidade da agência de controle de pragas educar os clientes sobre a natureza das pragas, seu comportamento e esclarecê-los sobre medidas preventivas para proteger casas, escritórios e outros edifícios de serem infestados em primeiro lugar, o que é muito vital para o controle de pragas processar.

Eliminar a fonte alimentar da praga – por ex. pratos sujos na pia, lixo, condições insalubres de casa
Remova as fontes de água – condições úmidas e encharcadas em áreas residenciais ou edifícios, fontes de água estagnada ou parada, como lagos, fontes, tanques, aglomerados de folhas secas em jardins, etc. solo, porão, etc.

Também os galhos das árvores que se estendem em direção à casa devem ser cortados para que não toquem o prédio; o uso de telas e malhas nas janelas também é útil. Ambientalmente responsável a seleção do material a ser usado como fumigante deve ser de risco extremamente baixo ou zero.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here