Também conhecido como certificado de controle de pragas, um certificado de fumigação é um documento que confirma que todos os materiais de embalagem de madeira usados ​​em uma remessa de carga certificada foram fumigados e assim consequentemente dedetizados.

Afinal, o que é fumigação?

A fumigação é um tratamento de desinsetização com pesticidas que usa gases tóxicos para matar as pragas que vivem dentro da madeira. É necessário para proteger as florestas nos países de destino de insetos estrangeiros que podem residir no transporte de madeira ou madeira.

Quando é necessária a fumigação?

A fumigação é obrigatória para todos os produtos de madeira quando são transportados internacionalmente. Isso inclui paletes de madeira, móveis e outros produtos de madeira. No entanto, não é necessário para produtos derivados de madeira, como papelão, aglomerado e outros derivados de madeira feitos pelo homem.

Uma certificação de fumigação deve conter detalhes como finalidades do tratamento, fumigantes usados, por quanto tempo foram usados ​​e uma faixa de temperatura durante o processo de fumigação.

Para evitar a necessidade de fumigação, alguns transportadores estão optando por usar materiais de embalagem de plástico em vez de madeira.

O que é a Certificação de Tratamento Térmico?

O tratamento térmico é um processo durante o qual a madeira serrada é aquecida em um forno ou câmara fechada até atingir a temperatura central de 56 ° C (133 ° F) por pelo menos 30 minutos. Isso é feito para matar patógenos, como insetos, fungos e outros microorganismos. É uma alternativa à fumigação.

Quando construídas, todas as paletes de madeira requerem tratamento térmico ou fumigação. Quer seja tratada termicamente ou fumigada, cada palete será marcada pela Convenção Internacional de Proteção de Plantas (IPPC), e um certificado de tratamento será emitido.

Se tiver um supermercado, restaurante ou outro estabelecimento que venda comida, poderá ser visitado pela Inspecção de Saúde. A agência visa inspeccionar as empresas, certificando que existem condições de higiene adequadas e que os produtos comercializados não constituem um risco para a saúde pública, o que implicaria fumigação profissional.

Entre os requisitos está o controlo preventivo de pragas, uma vez que baratas, ratos e formigas podem transportar parasitas que contaminam os alimentos. Por este motivo, não só deve contratar os serviços de fumigação, mas também certificar-se de que a empresa de imunização fornece provas de desempenho do serviço. Descobrir porquê.

Vigilância sanitária e controle de infecções

A dedetização preço, é muito barata levando em conta os benefícios que elas proporcionam e que as inspecções de vigilância sanitária seguem um roteiro padrão. Os inspectores controlam cozinhas, armazéns, salas de jantar e instalações similares, verificando sempre a conformidade das instalações com a legislação em vigor.

Contudo, mesmo antes desta viagem, a equipa pode solicitar a produção de certos documentos. Estes incluem a prova do serviço de controlo de pragas. Este é um certificado que assegura que a imunização está actualizada.

Uma vez que as substâncias utilizadas para controlar insectos e ratos têm uma vida útil limitada, é necessário renovar periodicamente o serviço. Caso contrário, a imunização perde o seu efeito e o local permanece susceptível à infestação.

O mesmo cuidado é tomado para a limpeza dos tanques de água. A limpeza semestral não só previne uma possível contaminação, como também mantém o armazém dentro das regras estabelecidas pelas autoridades.

Por outras palavras: quando encontrar uma empresa qualificada para o serviço, verifique se esta fornece a documentação necessária, conforme requerido pela RDC No. 52, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Esta é uma garantia de que o seu estabelecimento não incorrerá em sanções.

Para as empresas alimentares, as renovações do controlo de pragas devem ser feitas mensalmente. Lembre-se: o não cumprimento pode resultar em multas, proibição de atividades e até revogação da licença de trabalho.

Por isso, é extremamente importante contratar uma empresa especializada neste tipo de serviço que contenha todas as certificações previstas e necessárias do mercado.

A fumigação, um processo de desinfecção a seco, é a técnica utilizada e exigida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) como tratamento fitossanitário para permitir o trânsito internacional de produtos vegetais, especialmente em contentores de madeira utilizados para o transporte.

O tratamento fitossanitário destina-se a proteger os países da entrada de pragas de quarentena, ou seja, as que se encontram noutros países, mesmo sob controlo permanente, e representam uma ameaça para a economia agrícola do país ou região importador ou exportador. 

Tais organismos são geralmente exóticos para o país ou região em questão e podem ser transferidos de um lugar para outro, assistidos pelo homem e o seu meio de transporte, pela transferência de plantas, animais ou por frutos e sementes contaminados.

Por isso, todo esse processo de fumigação é tão importante.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here