repelente caseiro e naturais podem ser usados no corpo, como repelentes de cravo ou citronela, ou usados no meio ambiente, como repelentes de vinagre ou repelentes eletrônicos com casca de limão, especialmente para prevenir a picada do mosquito da dengue, Chikungunya e Zika, ou mosquitos que causam malária ou febre amarela, bem como mosquitos e vermes. No entanto, deve-se ressaltar que o tempo de ação dos repelentes caseiros é relativamente curto, o que significa que devem ser reaplicados com mais frequência do que os repelentes comprados em farmácia ou não podem usar componentes químicos, seja na forma de repelente para o corpo ou o ambiente.
Repelente caseiro para o corpo
Repelentes corporais caseiros podem ser usados em qualquer pele exposta a mosquitos, como braços, rosto e pernas, mas deve-se tomar cuidado para não ficar muito perto dos olhos ou das membranas mucosas, como boca ou nariz, pois podem causar irritação. Além disso, é recomendável que você lave as mãos após aplicá-lo para evitar o contato acidental com os olhos, boca e nariz. Outra recomendação importante é borrifar repelentes caseiros nas roupas, pois a picada do mosquito é ótima, podendo penetrar substâncias finas que atingem a pele.
1. Repelente com cravo da índia
Este repelente caseiro feito de cravo é abundante na composição de eugenol, óleo essencial com propriedades dedetização, inseticidas que repele o mosquito Aedes aegypti causador da dengue, zika e chikungunya, além de moscas e formigas.
Pode usar ele em adolescentes e também adultos, até mesmo gestantes, e o tempo de duração máxima desse repelente na pele é de 3 horas.
Ingredientes
500 ml de álcool de cereais;
10 g Cravos-da-índia;
Aproximadamente 100 ml de óleo de amêndoa ou mineral.
Modo de preparo
Coloque o álcool e o cravo em um frasco escuro com tampa, protegido da luz por 4 dias. Faça uma mistura em 2 vezes ao dia, logo cedo e mais a tarde. Coe e acrescente o óleo corporal, agite levemente e coloque o repelente em um spray.
Esta loção também pode ser usada em superfícies com tendência a formigas, pois é uma ótima maneira de mantê-las afastadas. Se as formigas tendem a permanecer no açúcar, você pode adicionar algumas unidades de cravo ao açucareiro.
2. Repelente caseiro de óleo de eucalipto
O repelente caseiro feito com óleo de eucalipto tem em sua composição, que é uma substancia que afasta naturalmente os mosquitos, inclusive o mosquito Aedes aegypti, e também para carrapatos, como Borrelia burgdorferi, causador da doença de Lyme com 3 anos de idade e pode ser guardado por até 6 horas. Confira outros repelentes naturais que mulheres grávidas, bebês e crianças podem usar.
Ingredientes
15 gotas de óleo de eucalipto;
3 a 4 colheres de sopa de óleo de amêndoa ou mineral;<br > ¼ xícara de água.
Preparação
Misture tudo e coloque em um borrifador. Pulverize esta solução sob a pele e reaplique a cada 6 horas. Esta solução de defesa também pode ser pulverizada na área circundante.
3. Repelente de citronela
O repelente caseiro com citronela é composto com o óleo essencial desta planta e contém em sua composição citronelal, citronelol e geraniol com propriedades inseticidas contra os mosquitos da dengue, malária e febre amarela, além de mosquitos e mosquitos pretos.
* 100002 * Este repelente dura 2 horas e pode causar irritação nos olhos ou alergias na pele e não deve ser usado por mulheres grávidas, crianças e pessoas com hipertensão.
Ingredientes
5 gotas de óleo essencial de citronela;
1 colher de óleo de coco ou 1 colher de sopa de óleo de semente de girassol.
Método de preparação
Misture os ingredientes e transfira para um recipiente spray. Borrife na pele e espalhe nas áreas expostas ao mosquito, como braços e pernas. Após a aplicação, evite esfregar o rosto e lavar as mãos para evitar o contato acidental com os olhos, boca e nariz.
Citronela também pode ser usada ao redor da área na forma de velas ou difusores para manter os mosquitos longe.
4. Repelente de alfazema
Este repelente de óleo essencial de lavanda pode ser usado como um remédio caseiro para bebês de 2 meses ou mais para ajudar a prevenir a picada de mosquitos da dengue, zika e chikungunya e mosquitos.
Este repelente caseiro não pode ser utilizado por mulheres gestantes.
Ingredientes
1 embalagem de 150 ml de hidratante;
1 colher de óleo essencial de lavanda.
Preparação
Misture o hidratante e o óleo muito bem em um recipiente de vidro e coloque em uma garrafa limpa e seca. Aplicar diariamente em todas as partes do corpo expostas ao mosquito.
5. Repelente de erva de gatos
A Catweed, também conhecida como catnip ou catnip, é uma planta medicinal que contém nepetalactona, parte de seu óleo essencial, com propriedades inseticidas contra diversas variedade de mosquitos. Confira outros usos de catweed.
Este repelente caseiro é produzido com o óleo essencial desta erva e tem efeito máximo de ação de até 7 horas.
Repelente de grama para gatos não deve ser usado por. será usado por mulheres grávidas e crianças.
Ingredientes
½ colher de chá de óleo essencial de erva-dos-gatos;
1 xícara de óleo de amêndoa.
Modo de preparação
Misture os ingredientes e coloque em um recipiente de spray. Borrife sob a pele e espalhe. Em seguida, lave as mãos.
Repelente caseiro para ambientes
Algumas opções para casa e ao ar livre Os repelentes ambientais são:
1. Repelente caseiro com vinagre
Repelente caseiro feito de vinagre é uma boa opção para deixar os mosquitos longe da gente. Mosquitos como a dengue, zika e chikungunya e deve ser usado somente no meio ambiente.
Ingredientes
1 xícara de vinagre;
1 xícara de água.
Modo de preparação
Misture os ingredientes e despeje em um borrifador. Pulverize a solução nas janelas e portas.
2. Repelente caseiro para moscas
Um exemplo de repelente caseiro de mosca é colocar cravo em meio limão ou laranja.
O cravo-da-índia tem propriedades irritantes para os insetos, e essas propriedades tornam-se mais perceptíveis quando em contato com essas frutas cítricas.
Ingredientes
10 g de cravo;
1 laranja ou 1 limão.
Modo de preparação
Arrancar os cravos do lado de fora da fruta e deixá-los do lado de fora. Para intensificar o efeito, também pode cortar a laranja ou limão ao meio e espetar os cravos. Além disso, pode espremer um pouco a fruta, o sumo ganha vida e, juntamente com o cravinho, tem um efeito maior.
3. Repelente caseiro eletrônico
Um excelente repelente caseiro, eletrônico contra alguns insetos é utilizar casca de laranja no aparelho eletrônico em vez de recarregar esses repelentes fabricados internamente.
Este repelente pode não ser suficiente para manter os mosquitos afastados. a pessoa também deve usar um repelente na pele.
Ingredientes
1 fatia retangular de casca de limão ou laranja;
1 repelente eletrônico.
Modo de preparo
Aplicação Coloque a casca retangular de limão ou laranja no espaço previsto para o reabastecimento dos repelentes eletrônicos nos soquetes e troque a casca diariamente.