Se você chegou até aqui é porque quer saber como funciona todo o processo de dedetização, dedetização ou detetização, e a a sua importância e quando deve realizado, a nossa proposta neste conteúdo e sanar todas as suas dúvidas e esclarecer o que é dedetização.

Como todos sabemos, a dedetização é a destruição de insetos, seus ovos e larvas, utilizando algumas técnicas específicas para cada ambiente e cada espécie de insecto, mas utilizando insecticidas.

O termo dedetizador vem do nome do pesticida DDT, que se tornou conhecido nos anos 60. Contudo, usamos um termo específico do nome do insecto para cada colónia de insectos a ser erradicada.

Por exemplo: para uma colónia de térmitas, decupinização. Para uma ninhada de ratos, exterminação de ratazanas. E assim por diante.


Quando se trata de controle de pragas em casas residenciais, a utilização de aerossóis pode resolver o problema, mesmo que os insectos sejam esporádicos. Se forem encontradas grandes quantidades de formigas, por exemplo, um aerossol para uso doméstico não o resolveria.

Para tais casos, é aconselhável contratar uma empresa especializada em dedetização para realizar o tratamento correto sem prejudicar outros animais e pessoas. Além disso, não é suficiente remover os insetos que andam pela casa.

É necessário chegar às raiz do problema, por outras palavras, a sua colónia, e fazer ali o trabalho específico. Este procedimento é feito para todos os insetos. Outro fator importante para a contratação de um serviço profissional é que os produtos utilizados são adequados para cada tipo de inseto, isto vai ajudar que as pragas não retornem ao seu ambiente com a dedetização ou detetização, saiba que o correto a se dizer é dedetização.

Durante a dedetização, podem ser colocados iscas e vários venenos, dependendo do tipo. Os atrativos de insectos são assim colocados em locais de difícil acesso para evitar a curiosidade de animais de estimação e crianças.

Processo de dedetização entenda a seguir como funciona:

  • Ao contratar uma empresa especialização em fumigação ou dedetização gasosa é recomendado que os moradores não estejam no ambiente;
  • Caso use iscas para capturar roedores, é importante que o mesmo esteja longe da vista de outros animais e até mesmo crianças, visto que veneno aplicado nestas iscas são de caráter letal;
  • Antes de fazer a dedetização do ambiente é necessário que a sua casa ou o local que vai receber o procedimento esteja limpo e higienizado;
  • Se a dedetização for realizada em móveis, tais como armários, guarda roupas ou até mesmo outros itens é importante que estejam vazios, para que os seus pertences não tenha contato com o veneno.

É de notar que se for encontrado um grande número de insetos, a probabilidade de uma colónia se ter estabelecido na sua casa é bastante elevada, e por esta razão é importante fumigar, uma vez que a sua presença pode causar danos à saúde humana.

É também importante lembrar que quanto mais limpo for o ambiente de vida, menos provável é que as colónias de insetos estejam presentes. São pequenos e precisam de estar perto de uma fonte alimentar. Uma boa limpeza é, portanto, essencial.

Desinsetização: Porque hoje é um serviço importante?

Desinsetização É A principal razão é evitar doenças que as pragas urbanas, tais como baratas, formigas e roedores podem transportar nos seus corpos, contaminando tudo a que vão, ou através de picadas.

Por exemplo, as formigas são as principais responsáveis pela contaminação dos hospitais porque transportam grandes quantidades de bactérias, fungos e outros microrganismos nas suas pernas e corpos. Por isso além é muito importante fazer uma boa Desinsetização em sua residência, no seu comércio ou estabelecimento

Os roedores são portadores de leptospirose, que é transmitida aos humanos através da urina. Os mosquitos podem transportar uma série de doenças como a dengue, zika, chikungunya e febre amarela, que são transmitidas pela picada de um mosquito fêmea.

Outra razão é evitar as perdas econômicas que as pragas podem causar. Uma infestação, por exemplo, são capazes de causar danos extensos em edifícios, atacando vigas e elementos estruturais de madeira.

Também destroem mobiliário de madeira, especialmente madeira velha ou de baixa densidade. Os roedores podem mastigar através da cablagem de vários dispositivos eléctricos ou electrónicos, tais como computadores, televisores, fornos micro-ondas e outros.

As formigas e baratas podem entrar nestes dispositivos e fazer com que as suas placas electrónicas fiquem curtas e queimadas, tornando o equipamento inutilizável.

Com que frequência eu devo fazer a dedetização ou Desinsetização?

De um modo geral, a maioria das empresas de desinsetização, controle de pragas oferece uma garantia de três meses no processo de dedetização, isto porque caso essas pragas volte durante esse período a empresa retorna e faz novamente o serviço.

Nas casas, só precisa de efetuar esta limpeza quatro vezes por ano para livrar a sua casa de pragas e vetores.

Para residências, empresas, negócios e indústrias, a Lei 7.806/17 e a Resolução 52/2009 exigem uma inspeção mensal. Esta inspeção inclui medidas preventivas, controlo e a utilização de produtos químicos quando necessário.

Deve ser realizada por uma empresa especializada e certificada por agências de controlo de pragas como a ANVISA, INEA e IBAMA.

Como vimos acima, dedetização significa aplicar um inseticida em lugares contaminados ou infestados. Vimos que a palavra correta é dedetização e não detetização e que por vezes desinsetizar é utilizado como sinônimo.

Contudo, a fumigação é utilizada em termos gerais e inclui os serviços de desinsetização, exterminação e descontaminação. Para manter a sua casa livre de pragas, é suficiente fumigar 4 vezes por ano (de 3 em 3 meses).

No entanto, para estabelecimentos comerciais e edifícios residenciais, existe a obrigação de realizar inspecções mensais (medidas preventivas, controlo e aplicação de produtos químicos).

Deve ser realizada por uma empresa especializada e certificada pelas autoridades competentes (Lei 7.806/17).

Se você é uma pessoa que vem sendo incomoda com essas pragas que infestam o ambiente é importante contratar uma empresa especializada no serviço de dedetização para acabar de vez com esse pesadelo, é claro que se você já identificou o problema é importante contratar e começar a dedetizar o seu ambiente o quanto antes para evitar prejuizos maiores.

 

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here