Você pode perder a cabeça, quando os primos são iguais: Conheça o besouro vermelho da farinha (Tribolium castaneum)
Profissional de gerenciamento de pragas revista (PMP): Hoje estamos entrevistando o besouro vermelho da farinha. Um acaba de voar para a mesa. Bem vinda.
Besouro de Farinha Vermelha (RFB): Obrigada.
PMP: Você é uma temida praga de produtos armazenados. Você não come grãos não danificados, mas atacará os grãos danificados. Isso está certo?
RFB: Está correto. Também adoramos farinha, que vem de grãos quebrados, e produtos de farinha como macarrão – especialmente em áreas de armazenamento, onde não há muita atividade humana.
Veja
PMP: Bom saber. Você tem antenas distintas em comparação com seu primo, o besouro confuso da farinha (T. confusum). Você pode descrever as diferenças?
RFB: Oh, somos um par louco – um par de suportes de livros combinando, diferentes como noite e dia. (Pensa por um segundo.) Bem, talvez isso seja um exagero.
PMP: Eu acho que é importante ter uma lente de mão ao fazer uma inspeção, hein?
RFB: Se você quiser acertar, é isso.
[Suddenly, the lights go out. After a minute, they come back on.]
PMP: Vamos continuar – ei! Algo está estranho em você. Hum. Você não é um besouro vermelho da farinha! Você está confuso!
“RFB“: Não. Você é confuso.
PMP: O que quero dizer é que você não é um besouro vermelho da farinha! Suas antenas têm segmentos que aumentam gradualmente. O besouro vermelho da farinha tem três grandes segmentos formando um porrete. Eu estou certo disso. Apenas alguns segundos atrás, você tinha antenas diferentes. Alguma coisa estranha está acontecendo.
“RFB”: Eu sou um besouro vermelho da farinha! Você está sugerindo que trocamos? Que tipo de Tenebrionidae você pensa que eu sou?
PMP: Claramente, aquele que quer nos confundir. Como você tem tacos graduais nas antenas, está definitivamente confuso.
“RFB“: Eu te disse antes vocês estão confusos, assim como todos os outros que não conseguem nos diferenciar.
PMP: OK, vamos resolver isso. Deixe-me ver você voar. Melhor ainda, deixe-me abrir esta armadilha de feromônios e ver o que você pensa. Estou levantando acima da minha cabeça. Vá em frente, besouro da farinha vermelha, voe lá para cima. Você sabe que você quer.
“RFB”(nervosamente): Uh … podemos ter alguns pássaros por aqui que podem ser predadores, então deixe-me procurar uma maneira de escalar. Segurança em primeiro lugar, você sabe! (Hesita.) Ah, nozes. Você me pegou. Estávamos apenas nos divertindo um pouco.
PMP: Bem, eu admito que você me deixou pensando sobre minhas próprias habilidades de identificação por um minuto. Qual é a melhor maneira de controlar besouros da farinha confusos ou vermelhos?
CFB: Não espere até que haja uma explosão populacional. Inspecione cuidadosamente e olhe sob a farinha ou farinha endurecida raspando qualquer farinha endurecida no chão. Use feromônios para monitorar. Seja criativo com controle e lembre-se sempre do saneamento. Nunca se esqueça de que os besouros vermelhos da farinha podem voar se necessário para chegar a essa fonte de alimento.
PMP: Você certamente nos deu uma grande quantidade de informações. Obrigada.
CFB: A qualquer momento. Agora, se você não se importa, acho que vou começar com minha próxima fonte de alimento. (Começa a cantarolar a música-tema “The Patty Duke Show” enquanto se arrasta.)
BAUMANN, a PMP Hall of Famer (turma de 2013), é vice-presidente de serviços técnicos e assuntos regulatórios da Nisus Corp., Rockford, Tenn. Ele pode ser contatado em [email protected].