Você se lembra da temporada de férias de 2019? Multidões de pessoas (sem máscara) enchendo shoppings, mercearias movimentadas e mais biscoitos do feriado do que sua cintura poderia suportar? Depois do que passamos em 2020, parece que foi há muito tempo.
Veja
Além de espalhar a alegria do feriado este mês, muitos profissionais de manejo de pragas (PMPs) também espalharam conselhos práticos de manejo integrado de pragas (IPM) para os clientes, lembrando-os de manter os suprimentos de panificação do feriado como farinha, nozes e doces lacrados em recipientes herméticos para impedir o armazenamento pragas de produtos (SPP) encontrem seu caminho dentro da embalagem.
Mas o que você diria a um cliente que abre um contêiner de ingredientes de biscoito do ano passado e descobre que ele foi invadido por SPP que estão ocupados se multiplicando dentro de seu “terrário Tupperware” nos últimos 11 meses? Seu conselho foi ruim? Como isso pode ser explicado?
Existem pelo menos duas explicações para este tipo de descoberta:
1. Nem todos os recipientes de plástico são criados iguais. Os contêineres de armazenamento podem variar em termos de qualidade, então, se o seu cliente usou algo comprado na loja local do dólar, pode não ser realmente à prova de pragas. Besouros de grãos dente-de-serra (retratados na farinha, acima) ou outro SPP podem ter encontrado seu caminho, apesar dos melhores esforços de seu cliente para vedá-los.
2. As pragas já estavam dentro dos alimentos quando seu cliente os guardou. Alimentos não utilizados armazenados mesmo nos melhores recipientes podem ser atrativos para as pragas, e o tempo de armazenamento prolongado apenas aumenta as chances de infestação.
Independentemente da explicação correta, lembre os clientes de que é melhor descartar alimentos velhos, desatualizados ou vencidos.
Portanto, este ano, ao enviar cartões com os cumprimentos da estação aos seus clientes, lembre-os de manter os alimentos bem fechados no armário. Quando o inverno terminar, eles também devem investir algum tempo limpando a despensa durante a primavera e removendo ingredientes vencidos que possam abrigar SPP clandestino.