Todo mês de outubro, as pessoas nos Estados Unidos puxam caixas de decorações assustadoras de seus sótãos para se preparar para o Halloween. Aranhas são itens decorativos freqüentemente encontrados na corrida para o feriado “mais assustador” do calendário americano.
Mas o que torna as aranhas tão assustadoras? Com exceção das espécies viúvas e reclusas, de importância médica, por que há uma reação automática de repulsa e recuo quando as pessoas encontram uma aranha? Existem muitos outros artrópodes venenosos que não geram os mesmos níveis de medo absoluto que as aranhas; o que os torna especiais?
Quase todo mundo que conheço acredita que foi picado por uma aranha em um momento ou outro. Muitos até corroboram suas afirmações com o diagnóstico de um médico sobre um vergão que coça ou outra anomalia de pele, apesar da falta de dados que sustentem tal ameaça por parte desses animais.
Veja
A verdade é que nunca experimentei uma picada de aranha. Nunca vi uma aranha me morder, nem tenho motivos para acreditar que uma aranha me picou quando eu não estava olhando. Quando colocadas no local, a maioria das pessoas admitirá que não viu a aranha traiçoeira que supostamente as picou.
O QUE DA?
Em 2017, uma equipe de psicólogos europeus procurou determinar se o medo de aranhas (e cobras) era um comportamento inato ou aprendido. Eles fizeram isso mostrando aos bebês fotos de flores, cobras, peixes e aranhas, e medindo o grau de dilatação da pupila exibido pelos bebês. Maior dilatação foi um marcador para ativação de sistemas de estresse no cérebro, um indicador de medo.
Quando foram mostradas fotos de aranhas e cobras, os bebês exibiram um nível de dilatação significativamente maior do que quando confrontados com flores ou peixes, fazendo com que os pesquisadores concluíssem que os bebês nascem com um medo inato que não foi aprendido com seus pais aracnofóbicos. Você pode ler mais em FrontiersIn.org.
Acho que é por isso que as pessoas decoram suas casas com o tema da aranha durante esta época “assustadora” do ano. Os humanos estão programados para ter medo de aranhas, e nosso dever é ajudar nossos clientes a dissipar esse medo.