PERGUNTA:

O que tem sido um grande encontro do tipo “Você não sabe o que faço para viver” com uma praga?
-GEORGE CURIOSO

RESPONDER:

FOTO: BENEDEK / ISTOCK / UNRELEASED / GETTY IMAGES

Imaginamos dirigir na Floresta Nacional Coronado para se parecer com esta foto. FOTO: BENEDEK / ISTOCK / UNRELEASED / GETTY IMAGES

Em dezembro passado, me mudei para o sul do Arizona. Minha propriedade faz fronteira com a Floresta Nacional Coronado e todos os seus 1,78 milhão de acres de belezas naturais. Há visitas regulares de veados, codornizes, corredores de estradas, escorpiões, cascavéis – bem, essa é a ideia. Eu moro em uma área selvagem.

O tempo começou a esquentar em junho e, como planejador, comecei a carregar alguns galões de água em meu caminhão. Alguns dias depois, fiquei chocado ao encontrar uma enorme poça no assoalho do banco traseiro. Puta que pariu – OK, não foi isso que eu disse – uma das jarras tinha um buraco.

Sem dúvida, você sabe o que aconteceu. Mas naquele momento, pensei que estava lidando com um defeito de embalagem, sendo inconcebível que um rato ousasse entrar no meu veículo.

No dia seguinte, olhei na parte de trás da minha caminhonete e fiquei aliviado ao encontrar o resto da água em segurança dentro. Satisfeito de que tudo estava bem, sentei-me ao volante e congelei. O que. São. Aqueles? Havia todas essas … coisas por todo o meu painel. Eles pareciam … não! Inconcebível.

Talvez fosse inconcebível, mas com a cabeça baixa em humilhação, tive que enfrentar a realidade: um rato havia sujado selvagemente meu veículo.

Procurei de cima a baixo pelo pequeno demônio, mas além dos presentes que ele deixou no painel, não vi nenhuma evidência: nenhum buraco, nenhum papel mastigado, nada.

Eu descobri a teoria de que talvez eu tenha deixado a porta aberta enquanto carregava coisas algumas noites antes, permitindo a entrada, e talvez tenha acabado enquanto eu estava tirando as coisas do caminhão naquela manhã. Sim, tinha que ser isso. Ou não.

ESCONDE-ESCONDE

Depois de algumas semanas, peguei três ratos na armadilha. Também limpei e desinfetei meu veículo meia dúzia de vezes, mas não estava mais perto de entender como eles estavam entrando. Fazer iscas no estacionamento não era uma opção, com o deserto literalmente do outro lado da cerca de arame farpado.

Como todos sabemos, os roedores são animais tenazes, solucionadores de problemas, que possuem impulsos instintivos semelhantes aos nossos. O porquê: meu veículo forneceu abrigo e segurança – e provavelmente um pretzel ou dois, no início. O como: para ser completamente franco, nunca descobri exatamente isso.

Mas eu consegui o controle. Por meio de algumas contorções corporais complexas, pude sentir onde eles haviam explorado a penetração do firewall. Continuando a franqueza, pode ter havido algumas câmeras de trilha e pó de rastreamento não tóxico envolvidos para me apontar na direção certa.

Mais algumas contorções depois, e o buraco foi preenchido. Ele reforçou a regra de que você não pode desistir ao tentar resolver qualquer problema de pragas, especialmente um problema de roedores.

É importante ser metódico e completo, mas você também deve moderar seu entusiasmo para se ajustar às circunstâncias. Um único mouse deve solicitar que você conduza uma inspeção completa, para responder às perguntas “por que” e “como”, e um plano de captura / monitoramento precisa ser desenvolvido, executado e documentado. No entanto, pode não ser um uso apropriado de tempo e recursos tratar uma única captura como uma crise.

Por outro lado, nunca desista. Quando fechamos contratos com clientes, não se trata apenas de uma questão financeira. É um compromisso com os clientes que faremos tudo o que pudermos – moral, ética e legalmente – para manter suas casas ou negócios livres de pragas.

Muitas das espécies de pragas que encontramos são mais do que apenas um incômodo; eles podem espalhar organismos que podem causar doenças graves, até mesmo fatais. A questão das doenças transmissíveis obviamente tem estado na mente de todos nos últimos meses, mas não é apenas esse vírus que pode causar danos. Proteja-se usando o equipamento de proteção individual (EPI) adequado ao inspecionar e tratar, e proteja seus clientes mantendo suas instalações livres de pragas.

E lembre-se, nunca aposte contra um profissional de controle de pragas quando a morte está em jogo.

Envie suas perguntas sobre a identificação de insetos e tecnologias de manejo de pragas para [email protected]. Suas perguntas provavelmente serão impressas e respondidas em um dos Profissional de gerenciamento de pragas próximas colunas.


BALDWIN é diretor de serviços técnicos, de treinamento e regulamentares da Terminix Commercial. Ele pode ser contatado em [email protected].

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here