As baratas são um dos pilares do controle de pragas. Eles foram uma das pragas que levaram ao nascimento de nossa indústria, mas isso leva à pergunta: Por que as baratas têm tanto sucesso? Existem três razões principais:
1. Cuidado parental. A maioria das fêmeas de baratas protege seus ovos em suas ootecas (bolsas de ovos), aumentando a chance de sobrevivência. Em muitas espécies, uma vez que os ovos eclodem, as ninfas jovens vivem em grupos familiares soltos que lhes fornecem proteção adicional durante a parte inicial e mais vulnerável de suas vidas.
2. Grande volume. Normalmente, as baratas fêmeas produzem muitos ovos e ootecas individuais durante a vida. Isso permite que as populações cresçam rapidamente.
3. Capacidade de adaptação rápida. Populações de baratas – especialmente as de baratas alemãs (Blattella germanica) – encoraja a seleção rápida para resistência. Em última análise, isso permite que eles se adaptem a novos ingredientes ativos de pesticidas e a novos desafios ambientais.
As baratas continuarão a representar um desafio para a nossa indústria à medida que evoluem e mudam. Eles também continuarão a ser uma fonte de educação e aprimoramento constante para os profissionais de manejo de pragas.