A maneira mais fácil de identificar um carrapato é pelo número de pernas que ele possui. Como outros aracnídeos, os carrapatos têm oito patas nos estágios de ninfa e adulto, mas apenas seis patas no estágio larval (o chamado estágio de “carrapato da semente” que eclode do ovo). Os carrapatos têm corpos achatados em forma de semente de uva; quando as fêmeas estão ingurgitadas, têm um corpo redondo e de cor mais clara. dedetização.
Os carrapatos geralmente esperam pelos animais hospedeiros em gramíneas e arbustos com as pernas estendidas, um comportamento chamado de “busca” do hospedeiro. Quando uma vítima desavisada esbarra neles rapidamente, os carrapatos em busca soltam a vegetação e sobem no hospedeiro. Os carrapatos só podem rastejar; eles não podem voar ou pular.
Os carrapatos podem parecer relativamente benignos, mas não são. Na verdade, certas espécies podem ser perigosas e foram associadas a doenças como tifo, febre maculosa das montanhas rochosas e doença de Lyme, bem como febre Q, tularemia, anaplasmose bovina e meningoencefalite transmitida por carrapatos.