As cáries podem acontecer em pessoas de todas as idades, e prejudicam muito a saúde bucal. Geralmente, elas surgem devido a má higiene bucal, e em indivíduos que consomem um alto teor de alimentos açucarados.
É uma infecção dentária comum, mas que pode ser evitada se o indivíduo tiver uma boa higiene bucal e fizer consultas periódicas com seu dentista.
A cárie é conhecida como “dente podre” por algumas pessoas devido seu aspecto escurecido.
Isso ocorre porque as bactérias presentes na boca juntamente com o açúcar se intensificam e destroem todo o dente saudável.
É importante se consultar sempre com um profissional para evitar esse problema, mas caso ocorra e o dente infeccione e passe para a polpa dentária – pulpite – é necessário buscar um dentista especialista em canal.
Muitas pessoas que conseguem identificar a cárie no início, conseguem ter melhores resultados no tratamento, e assim, evitam problemas graves.
Caso queira prevenir ou sente que está com algum dente cariado, continue a leitura para entender a melhor forma de identificar a enfermidade.
Como surge a cárie nos dentes?
As cáries surgem devido ao acúmulos de resíduos alimentares que ficam grudados nos dentes, que na maioria das vezes são alimentos fermentados e açucarados. Dessa forma, causam a deterioração da arcada dentária.
As bactérias que geralmente temos na boca fazem com que os restos alimentares grudados entre os dentes fiquem ácidos.
Desse modo, forma-se uma fermentação que corrói o esmalte dentário, levando ao aparecimento da cárie, e em alguns casos, da gengivite também.
A cárie é a deterioração do dente. Na maioria das vezes, ela surge devido ao estilo de vida alimentar da pessoa, que consome comidas ricas em açúcar e carboidrato.
Outra forma de provocar a cárie é a maneira que o indivíduo cuida dos dentes. Quando não há uma higienização correta, ela pode surgir a qualquer momento da vida.
É imprescindível consultar sempre um dentista para avaliar a situação dentária para a prevenção da cárie, e quanto antes descobrir, mais eficaz o tratamento será.
Frequente consultórios odontológicos de sua confiança para prevenir do melhor jeito a cárie, mantendo assim, uma saúde bucal sempre impecável.
Quais os sintomas identificados ao adquirir cáries?
Quando a cárie surge, percebemos alguns sintomas específicos que podem variar dependendo do paciente. As principais queixas, são:
- Dor e incômodo nos dentes principalmente durante a mastigação;
- Dentes sensíveis ao consumir alimentos gelados ou quentes;
- Manchas brancas ou escuras nos dentes;
- Halitose – mau hálito.
Ao perceber esses sintomas, vá imediatamente ao dentista para evitar problemas mais graves como a perda de dentes. Porém, caso isso ocorra, procure um dentista especialista em prótese.
Uma cárie mal cuidada pode causar diversas complicações para a saúde no geral, podendo levar até mesmo a problemas cardíacos como a endocardite, assim como outras complicações de infecção como a gengivite e periodontite.
Fique sempre atento a qualquer sintoma diferente, e faça uma higiene bucal adequada para evitar esse problema.
Caso tenha dores fortes nos dentes vá a uma clínica 24 horas dentista para o alívio do incômodo e um curativo para evitar ainda mais a infecção.
Quais os tratamentos para cáries na arcada dentária?
Para fazer o tratamento certo da cárie, é preciso ir a um dentista para que veja qual a situação e o grau que o problema está.
Caso seja uma cárie que afetou apenas um dente, será feito um procedimento em apenas uma sessão – obturação – e restauração com resina que retira ela.
Em ocasiões mais sérias, como quando a cárie invade a polpa dentária, é necessário fazer um tratamento de canal, retirando a polpa e restaurando os dentes.
Algumas vezes, quando o paciente demora para tratar pode acontecer de não ter outra forma de restaurar os dentes, tendo que realizar uma extração.
Dessa forma, é necessário fazer implante. Para isso, pesquise as melhores clínicas de implantes dentários sp para realizar um procedimento de qualidade.
Como é a prevenção de cáries?
A única maneira de evitar o aparecimento de cáries é mantendo uma boa higiene bucal. Faça o uso do fio dental para retirar qualquer resto de alimento preso no dente que possa causar uma infecção.
Além desses cuidados, é preciso ir ao dentista periodicamente para que ele realize uma profilaxia dentária, evitando assim o surgimento da cárie e de outras doenças bucais.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.