Leia nosso artigo e conheça os danos causados pelo escorpião que é um animal muito perigoso para nossa saúde
Picadas de escorpião
A picada de um escorpião pode ser dolorosa e, em alguns casos, até fatal. Pessoas sensíveis, como crianças e idosos, são as que correm maior risco; no entanto, o próprio animal não é agressivo, apenas ataca quando está ameaçado.
Os escorpiões tendem a se esconder em lugares escuros e mal ventilados, como gavetas, armários, panelas, roupas e até sapatos, o que pode surpreender qualquer pessoa.
Das 1.500 espécies de escorpiões em todo o mundo, apenas 30 possuem veneno forte o suficiente para ser mortal.
Nos casos em que a atenção médica é insuficiente ou atrasada, o risco de mortalidade aumenta, é sempre bom manter nossas residencias limpas para não atrair esse inseto , hoje em dia qualquer empresa que trabalha com desentupidora realiza também serviços relacionados a dedetização de pragas.
Embora alguns adultos saudáveis possam não precisar de antiveneno, é sempre aconselhável procurar ajuda médica antes do tratamento.
SINTOMAS COMUNS
- Dor, de leve a intensa
- Entorpecimento e formigamento na área ao redor da picada
- Inchaço leve na área ao redor da picada
SINTOMAS GRAVES
(geralmente encontrado em pessoas sensíveis como crianças e idosos)
- Dificuldade para respirar
- Contração muscular
- Movimentos incomuns na cabeça, no pescoço e nos olhos
- Suor excessivo
- Náusea e vômito
- Hipertensão
- Taquicardia ou arritmia
- Choque anafilático
Espécies de escorpiões que são nocivos para a saúde de humanos e animais
Os escorpiões mais perigosos que habitam o solo brasileiro são: escorpião amarelo e marrom. caso encontre alguma dessas especies em sua casa ligue para uma dedetizadora mais proxima.
ESCORPIÃO AMARELO
Em 2017, Porto Alegre emitiu um alerta epidemiológico depois que uma criança foi mordida pelo escorpião amarelo Tityus serrulatus.
O Departamento de Saúde do Estado informou que a vítima foi salva porque recebeu atenção médica oportuna.
A espécie deste escorpião tem um tronco escuro e partes amarelas, e seu veneno é particularmente perigoso, especialmente para crianças, idosos e pessoas com imunodeficiência.
Medindo até 7 cm de comprimento, o aracnídeo se reproduz por partenogênese, o que significa que não precisa de um macho para procriar.
Para prevenir e controlar esta espécie, é importante estar ciente dos surtos de escorpiões amarelos na área, como foram encontrados no estado anos atrás.
ESCORPIÃO MARROM
O escorpião marrom Tityus bahiensis é uma espécie noturna que habita áreas rurais e mede aproximadamente 6 cm de comprimento.
Tem uma cor escura no peito e castanha em outras partes do corpo. Seu veneno é tóxico para os seres humanos, embora não tão forte quanto o do escorpião amarelo.
O escorpião marrom não é agressivo e só ataca quando se sente ameaçado. Alimenta-se de pequenos insetos e se reproduz através de um macho e uma fêmea, ao contrário do escorpião amarelo, que é auto-suficiente. O escorpião se esconde sob escombros, madeiras e pedras para proteção.