As girafas geralmente são os bichos mais populares em qualquer zoológico do mundo. As maiores razões para isso são a silhueta elegante e o rosto doce. Porém, ainda são pouco conhecidos cientificamente. Quando pensamos sobre isso, reunimos algumas curiosidades sobre ela. Acompanhamento! Veja mais curiosidades e dicas sobre dedetização em nosso site.

1. Existem quatro espécies de girafas

Até 2016, os cientistas acreditavam que havia uma espécie de girafa e nove subespécies. No entanto, um estudo genético de cinco anos revelou que existem quatro espécies: G. reticulata, G. tippelskirchi, G. camelopardalis e G. giraffa.

2. Os machos escurecem com o tempo

As manchas na pele dos machos escurecem à medida que amadurecem. Os pesquisadores vêm coletando dados sobre isso há mais de 30 anos e agora podem estimar a idade dos animais. Eles deduzem que isso está relacionado com os níveis de testosterona.

3. Elas possuem uma doença de pele estranha

No ano de 2014, Arthur Muneza, o biólogo teve que escolher um animal para seu mestrado na Michigan State University. Ele escolheu girafas quando descobriu que elas tinham um problema de pele que ainda é pouco conhecido. Lesões cinzentas, com sangue e crostas são os principais sintomas.

4. Elas “abrigam” pássaros

O Buphagus africanus é uma ave que acompanha grandes mamíferos africanos. Ele limpa os carrapatos de seus hospedeiros e se alimenta de sangue, muco ocular e nasal.

5. Elas zumbem à noite

As girafas vivem em grupos. Por conta disso, os cientistas deduzem que elas tenham algum jeito de comunicar que não seja apenas chutar e bufar. Em 2015, foi descoberto que estes animais fazem u zumbido no decorrer da noite. Porém, não é possível saber se o som serve para elas se comunicarem a noite sem visão ou tem a ver com o ronco de sono.

6. Elas gostam de carcaças

Apesar da aparência amigável, as girafas aproveitam as carcaças de bichos morto. De fato, não é incomum observa-las jogando carcaças para o alto! Possivelmente, esse tipo de comportamento está relacionado com o fato de que elas precisam roer ossos para conseguir alimentos que tenham cálcio e fósforo.

7. Elas podem entrar em extinção

Estima-se que existam atualmente apenas 90.000 girafas selvagens. Isso é uma redução de 40% em comparação com os números coletados nos últimos 15 anos. As razões para isso são a perca de territórios e a caça ilegal delas. Porem, o estado oficial de conservação está apenas em perigo, não em perigo.

Esperamos que essas pequenas coisas signifiquem que você verá as girafas de forma diferente na próxima vez que visitar o zoológico. Se gostou deles, aproveite para compartilhar este post com seus amigos nas suas redes sociais. Você certamente vai gostar também!

Conclusão

As girafas são mamíferos nativos do continente africano. Algumas das características mais notáveis ​​desses animais são sua altura e padrão de cor com manchas marrons características. São animais que só se alimentam de vegetais e apresentam as plantas conhecidas como acácias como um de seus alimentos preferidos. As fêmeas geralmente dão à luz a uma única prole.

Esta espécie está atualmente listada como vulnerável na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN e a tendência da população é de diminuição no número de indivíduos. A perda de território e sua caça ilegal são umas das ameaças a esses animais.

As girafas são animais muito grande, medindo aproximadamente 5,7 metros de altura, e os machos são maiores que as fêmeas. O peso desses animais varia em torno de 1180 kg e 1930 kg.

As girafas têm pernas longas, com as da frente mais longas que as de trás, e também um pescoço muito comprido. Eles têm uma cauda que pode ter cerca de 100 cm de comprimento. Os olhos desse animal são grandes e sua língua pode atingir cerca de 45 centímetros de comprimento, o que é uma característica importante ao agarrar o alimento. . Esse padrão de manchas funciona como nossas impressões digitais e é diferente para cada pessoa. A cor das girafas é importante na camuflagem. Vale ressaltar que a cor da pelagem pode variar dependendo do estado de saúde do animal e até mesmo da época do ano.

Duas estruturas ósseas cobertas por pele e cabelo podem ser vistas nas cabeças das girafas. Isto são chifres diferentes e exclusivo delas que são chamados de ossicones e que são formados a por um osso que se funde com o osso frontal durante o desenvolvimento, isolado na natureza. Existe um macho dominante no grupo.

Os maiores predadores delas são os leões, mas também leopardos, hienas e até jacarés podem ser predador de girafas. É importante notar que os animais que geralmente estão doentes, muito jovens ou velhos, são os que mais se tornam presas.

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here