FOTO: STOCKFOTOCZ / ISTOCK / GETTY IMAGES PLUS / GETTY IMAGES

FOTO: STOCKFOTOCZ / ISTOCK / GETTY IMAGES PLUS / GETTY IMAGES

PERGUNTA:

Um cliente comercial não está apenas lutando com problemas de pragas de produtos armazenados (SPP), sua equipe está exigindo saber por que está acontecendo e de quem é a culpa. O que posso dizer a eles sem ser puxado para a especulação e a dinâmica do local de trabalho? – ESPERANDO E PREOCUPADO

RESPONDER:

Na verdade, não há uma maneira de determinar com precisão onde uma infestação de SPP começou na maioria dos casos, mas os clientes geralmente estão realmente interessados ​​em tentar descobrir quem é a culpa. É melhor se concentrar no que você pode ver à sua frente e trabalhar com o cliente para eliminar as condições nas instalações que irão suportar uma infestação, em vez de se deixar levar pela especulação.

A categoria SPP inclui várias espécies de besouros, gorgulhos e mariposas. Em muitos casos, os roedores também devem ser considerados membros da categoria. Eles podem atacar muitos tipos de alimentos – grãos inteiros, farinha e produtos de farinha (como misturas para bolo e macarrão), frutas secas e carnes, arroz, feijão e nozes são particularmente suscetíveis. Para colocar o problema em perspectiva, estima-se que, globalmente, 25% a 33% dos alimentos armazenados são perdidos para pragas de insetos anualmente, com roedores reivindicando outros 20% ou mais.

Os clientes podem relatar furos, rasgos ou danos às embalagens e recipientes de alimentos, bem como larvas, pupas e / ou adultos dentro ou ao redor dos produtos alimentícios. Eles também podem notar teias em produtos e caixas, ou em prateleiras e outras áreas próximas aos alimentos. Quando isso acontecer, instrua os clientes a selar todos os produtos infestados bem em sacos plásticos. Eles devem então colocar os sacos em um freezer, um contêiner externo ou qualquer outro local que seja segregado de outros produtos alimentícios e áreas de armazenamento de alimentos, onde as evidências possam ser guardadas para sua inspeção.

Quer o cliente seja um pequeno restaurante, um armazém de produtos mistos ou um grande processador de alimentos, é importante agir rápido porque as infestações podem se espalhar rapidamente e podem ter várias fontes, tornando o controle de pragas ainda mais difícil. Depois de identificar a (s) praga (s), o (s) produto (s) impactado (s) e quaisquer práticas de armazenamento ou condições de saneamento que contribuam, peça ao cliente que remova todos os produtos infestados e instrua o cliente sobre como limpar adequadamente toda a área de armazenamento.

Certifique-se de oferecer orientação sobre práticas de saneamento e armazenamento em cada visita para ajudar a prevenir futuras infestações. Aconselhe os clientes a evitar o armazenamento de alimentos por longos períodos na embalagem original, pois muitos insetos-praga podem penetrar em papelão, plástico ou até mesmo folhas. Diga aos clientes para se certificarem de manter os alimentos secos em recipientes com tampas bem ajustadas e sempre usar recipientes com o tamanho adequado para o conteúdo. Instrua-os a verificar os contêineres com frequência quanto a rachaduras, danos e lacres soltos e a usar os produtos antes que expirem, consumindo primeiro os produtos mais antigos. Enfatize a importância de manter as áreas de armazenamento de alimentos organizadas e limpas.

Lembre os clientes de sempre verificar as entregas de alimentos assim que chegarem em busca de furos ou rasgos na embalagem, ou outros sinais de pragas ou danos. Iscas de feromônio podem ser muito úteis para alertá-lo sobre problemas comerciais de pragas, ao mesmo tempo que fornecem boas amostras para confirmação de identificação.

Sempre pergunte aos clientes comerciais que tipo de produtos alimentícios estão presentes, para que você possa obter uma melhor compreensão de possíveis pragas problemáticas. Depois de saber quais são as vulnerabilidades, você pode criar um programa de monitoramento para ajudar a protegê-las.

Para algumas indústrias, o SPP pode resultar em violações do código de saúde e regulamentações e multas. Em casos graves, o SPP pode até se tornar um problema de saúde pública. Com isso em mente, é sempre importante que você tome medidas rápidas e preventivas se suspeitar de alguma atividade.

Envie suas perguntas sobre a identificação de insetos e tecnologias de manejo de pragas para [email protected]. Suas perguntas provavelmente serão impressas e respondidas em um dos Profissional de gerenciamento de pragas próximas colunas.


Baldwin é diretor de serviços técnicos, de treinamento e regulamentares da Terminix Commercial. Ele pode ser contatado em [email protected].

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here